Opiniões, Idéias e Viagens Mentais
   FATOS E PONTOS DE VISTA (SÓ MEUS)

         São Paulo, 19 de novembro de 2013.

 

FATOS E PONTOS DE VISTA

 

         Deixa eu tentar explicar...

 

         A maioria dos negros no Brasil (e no mundo) são pobres, ou têm sua origem nas camadas mais pobres da sociedade. Pouquíssimos deles nascem em situação de conforto. Isso é um fato, não um ponto de vista.

 

O sucesso dos negros no Brasil (e no mundo), na esmagadora maioria das vezes, vem de atividades ligadas ao esporte ou às artes. Isso é outro fato.

 

         Sabemos que o Brasil foi colonizado por portugueses, que trouxeram os negros escravizados deportados de suas nações africanas durante muitos séculos. Eis outro fato.

 

         Sabemos que a abolição da escravidão no Brasil foi apenas uma maneira descarada de definir a exata camada da população que seria, em pouquíssimo tempo, responsável pela pobreza e criminalidade na sociedade.

Não entendeu? Eu explico: Nos Estados Unidos, por exemplo, aboliu-se a escravidão e indenizou-se os escravos libertos, de modo a proporcionar a oportunidade de subsistência mínima, sem a dependência dos antigos “patrões”. Se isso foi feito de maneira certa ou errada, se os valores eram irrisórios, ou qualquer outro defeito desta decisão não vem ao caso. No Brasil, aboliu-se a escravidão indenizando-se os senhores feudais, fazendeiros ricos, que tiveram prejuízo com a eliminação da gratuita mão de obra. Os negros que não continuaram explorados pelos mesmos patrões só mudaram de maloca, e continuaram explorados. Isso, meu amigo, minha amiga, é outro fato, não meu ponto de vista...

 

         Calma que eu chego lá...

 

         E o que eu e você, olhos claros, descendentes de europeus, temos com isso? Eu penso que temos tudo a ver com isso. E isso é meu ponto de vista. Nos beneficiamos ainda hoje de nossa origem, de mais oportunidades, de preconceitos sociais e individuais existentes e bem forjados durante séculos. Levamos vantagens nas escolas (mesmo públicas), e na disputa por empregos, por vagas nas universidades, por melhoria técnica e profissional. Eu não tenho dúvidas disso.

 

         Agora, você quer saber se eu sou contra ou a favor de Cotas nas Universidades? Sou completa e terminantemente contra. Porque acho que oportunidades devem ser iguais a todos.

 

         Agora, você acha que eu sou contra ou a favor da lei de Cotas no Brasil??? Pois eu te digo: Infelizmente, neste momento eu sou a favor, contra meus próprios princípios. E sei te explicar também, veja só: Por acaso temos, neste momento, condições iguais de oportunidades, partindo das bases educacionais de todas as camadas da sociedade? Não temos, e isso é fato novamente.

 

         O que eu sou contra é que esta atual lei descrimina origens étnicas no tratamento. E eu penso que deveria ser descriminada pelo aspecto social. E o resultado seria qual? Exatamente o mesmo, ou seja, negros, em sua maioria, seriam beneficiados.

 

         Com um nível igual de bases educacionais a todas as camadas da sociedade definido e em atividade deve-se abolir qualquer tipo de benefício desta natureza. Mas neste momento, eu não consigo ignorar que vivemos sim num país desigual, com quantidade e qualidade de oportunidades bem diferentes...

 

         E se você não passou fome, como eu não passei, não sabe o que é miséria e falta de oportunidade. E se você se acha exemplo de sucesso por ter lutado por suas oportunidades e as conquistado, imagine-se negro, nascendo numa favela, comendo merda e vendo a liga das senhoras católicas chegar de carro importado para trazer presentes do papai Noel e ir embora, até o ano que vem...

 

 

         Pronto, falei...



Escrito por Marcoscl_SP às 11h25
[] [envie esta mensagem] []


 
   Propaganda própria

Olá amigo (a). Quero pedir seu apoio para divulgar meu filho mais recente, livro de contos e crônicas.

Abaixo link para compra, dá pra ler as primeiras páginas.

https://clubedeautores.com.br/book/153902--Opinioes_Ideias_e_Viagens_Mentais#.UoobENJ188N

Obrigado!!



Escrito por Marcoscl_SP às 11h50
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Homem, de 36 a 45 anos


HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Meu irmão Emanuel Campos
 Simplicissimo
 Beto Hora - Humor
 Revista Caros Amigos
 Agência Carta Maior
 Minha amiga Cris
 Parreira Ponto Com
 Confraria das Idéias
 1982 Esporte Clube


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!